Com o objetivo de orientar, conscientizar e sensibilizar os alunos da rede municipal sobre os riscos e consequências do bullying e cyberbullying, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 15/4, uma palestra educativa na Escola Municipal Professora Zenaira Bentes Monteiro Pastor, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste da cidade. A palestra contou com a parceria da Ordem do Advogados do Brasil (OAB-AM), por meio da Comissão “OAB Vai à Escola”.
A ação foi direcionada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 12 e 14 anos, os quais participaram de uma roda de conversa em sala de aula, como parte das atividades do projeto.
Na oportunidade, o subsecretário de Gestão Educacional, Arone Bentes, destacou a importância de palestras sobre bullying e cyberbullying nas escolas da rede de ensino municipal.
“O ambiente escolar deve ser um espaço de segurança. Essas ações educativas são fundamentais para combater a violência e promover o bem-estar dos nossos alunos, criando uma rede de apoio onde todos se sintam acolhidos e respeitados. As palestras não apenas informam sobre as práticas de segurança on-line, mas também incentivam uma postura mais crítica e responsável no ambiente escolar e virtual”, afirmou o subsecretário.
A iniciativa visa promover o diálogo e oferecer informações relevantes sobre práticas seguras e respeitosas no ambiente escolar e virtual, fortalecendo a cultura da paz e do respeito mútuo entre os estudantes.
Para a estudante Rebecka Pereira, de 14 anos, a atividade pode contribuir para melhorar o comportamento e o respeito dentro e fora da sala de aula.
“Eu espero que essa palestra ajude a entender o quanto o respeito é importante para que possamos ter um ambiente de aprendizado mais tranquilo e produtivo. Às vezes, as pessoas não percebem como pequenas atitudes podem afetar os outros, mas, com essa conversa, acredito que todos vão pensar mais antes de agir”, comentou a aluna.
O Presidente da Comissão “OAB Vai à Escola”, Manoel Carlos de Oliveira, durante a palestra, abordou as consequências legais do bullying e do cyberbullying, apresentou formas de prevenção e explicou como identificar e agir diante dessas situações.
“A Comissão OAB Vai à Escola, por meio de palestras, tem levado informações jurídicas importantes, com o objetivo de conscientizar a todos sobre seus direitos e deveres. O bullying e o cyberbullying são temas que precisam ser discutidos dentro das salas de aula. Os alunos devem compreender não apenas os seus direitos, mas também as suas responsabilidades”, destacou o Manoel.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues /Semed
Fotos – Divulgação Semed