A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) realizou, nesta terça-feira, 22/4, ação de educação ambiental, plantio e doação de mudas, no bairro Lago Azul, zona Norte, em alusão ao Dia Mundial da Terra, celebrado na mesma data. Na ocasião, também foi comemorado o marco de 5.550 novas árvores plantadas nos últimos 4 meses.
A ação em alusão ao Dia da Terra, próximo ao Complexo Residencial Jardim Manaus, contou com a demonstração das novidades utilizadas na arborização pública, como o perfurador de solo, as embalagens biodegradáveis que vão nas mudas distribuídas à população semanalmente e o hidrogel para plantio.
“Uma das novidades apresentadas na gestão do prefeito David Almeida é o hidrogel – um produto que retém o líquido da rega e mantém a árvore sempre hidratada e nutrida, pois vai liberando a água aos poucos, à medida que a terra seca”, explicou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, que participou do plantio junto aos moradores e trabalhadores da área.

A iniciativa foi valorizada pelo gerente de Transportes, Ramyson Brandão, que trabalha em uma empresa do local. Ele afirmou que os colaboradores irão ajudar a cuidar das novas mudas plantadas e que a população só tem a ganhar com a cidade arborizada. “As pessoas que moram aqui e caminham, vão se exercitar em uma área com arborização, que contribui também para qualidade do ar e de vida de todos. Somos muito gratos à prefeitura”, destacou.
Os vereadores João Carlos e Eduardo Assis participaram do plantio e destacaram a importância das ações ambientais da gestão municipal. “Com a mecanização, a meta de 15 mil mudas plantadas até o fim de 2025 com certeza será ultrapassada. Estão todos de parabéns”, destacou o parlamentar Eduardo Assis.
A avenida Comendador José Cruz, localizada no bairro Lago Azul, está sendo arborizada pela Prefeitura de Manaus, incluindo rotatórias e pistas de caminhada dos canteiros centrais. Já foram plantadas mais de 500 árvores de espécies florestais, como ipê, sete copas e pau-pretinho.
Dia da Terra
O Dia Mundial da Terra tem, em sua 55ª edição, o tema “Nosso Poder, Nosso Planeta”. O objetivo é consolidar uma aliança global que busca agir, inovar e implementar medidas com o objetivo de proteger o meio ambiente.
Além das ações de arborização e controle ambiental da Prefeitura de Manaus, a capital será uma das poucas cidades brasileiras a ter o seu Plano de Ação à Mudança do Clima, que está em elaboração e deve ser entregue até o fim de 2025, contendo inventário de emissões, levantamento de riscos e vulnerabilidades – instrumento que vai nortear as ações para minimizar as ocorrências de eventos climáticos extremos. Outro plano que está em fase de revisão é o de Saneamento Básico, com entrega também prevista para o fim de 2025.
— — —
Texto – Taianna Castro / Semmasclima
Fotos – João Viana / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCaiKB