A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), tem intensificado as ações de acolhimento e abordagem social no centro da cidade, em resposta ao aumento da população em situação de rua e aos desafios sociais dessa área estratégica para o desenvolvimento urbano.
Durante a abertura do segundo dia do seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções”, nesta sexta-feira, 25/4, o secretário da Semasc, Saullo Vianna, acompanhado de parte da equipe técnica da secretaria, apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela pasta, reforçando que a proteção das pessoas mais vulneráveis tem sido uma prioridade determinada pelo prefeito David Almeida.
“Revitalizar o centro de Manaus é também cuidar das pessoas que fazem parte dele. Estamos avançando em todas as frentes, com ações integradas e o acolhimento qualificado. Essa é uma orientação clara do prefeito David Almeida, aliar desenvolvimento urbano à inclusão social e proteção de direitos”, afirmou Saullo Vianna.
Entre os dados apresentados, se destaca o crescimento expressivo no número de abordagens sociais realizadas pela Semasc. Em 2023, foram 77 encaminhamentos para serviços de acolhimento e atendimento especializado. Em 2024, esse número saltou para 469 encaminhamentos, demonstrando o fortalecimento da atuação direta nas ruas. Neste ano, apenas nesses primeiros meses, já foram realizados 130 encaminhamentos, confirmando a continuidade dos esforços.
Atualmente, Manaus contabiliza 2.423 pessoas que se declaram em situação de rua cadastradas, sendo que 1.498 delas já recebem benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou o Bolsa Família.
A rede de proteção da Semasc conta com unidades especializadas como o Centro Pop, o Serviço de Acolhimento Emergencial (SAE Gecilda Albano Peçanha) e o Serviço de Acolhimento Institucional (SAI Amine Daou), que oferecem atendimento psicossocial, abrigo temporário, alimentação, suporte documental e articulação com demais políticas públicas.
Ao longo do seminário, a Semasc também destacou o novo planejamento para o biênio 2025/2026, que inclui a criação do Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (Cads) e a ampliação dos serviços de abordagem social na área central.
“Estamos estruturando, dia após dia, uma rede de acolhimento mais forte, mais humana e mais presente. Porque cuidar das pessoas é, acima de tudo, uma escolha de respeito e de responsabilidade com o futuro da nossa cidade”, completou Saullo Viana.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Helane Moreira, destacou a importância da discussão sobre políticas públicas voltadas à população em situação de rua, com objetivo principal de promover melhoria e qualidade de vida dessas pessoas.
“Estamos participando do seminário ‘Nosso Centro – Desafios e Soluções’, uma iniciativa extremamente relevante para discutirmos políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Nesse contexto, estamos apresentando o trabalho que vem sendo desenvolvido de forma integrada com as demais secretarias municipais, com destaque para o Serviço Especializado de Abordagem Social, além dos abrigos e serviços de acolhimento emergencial oferecidos pela Prefeitura de Manaus. O nosso objetivo principal é promover a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, assegurando o acesso a direitos e à cidadania”, concluiu Helane.

— — —
Texto – Syrrames Mendonça/Semasc
Fotos – Diego Lima/Semasc